Mostra Labmis 2012

Ghost Story Manon Bovenkerk

Sobre o Projeto

  • Ghost Story

    A artista trabalhou num projeto interativo acessível via web, que combina animação e ilustração para formar uma narrativa. A história será dividida em uma série de breves episódios com características interativas que permitirão ao espectador desvendar a narrativa ao seu ritmo. Seu projeto será uma história fantasmagórica que acontece em um lar sufocante que é ao mesmo tempo um refugio e uma ameaça. Nesse espaço convivem medos de infância, objetos familiares e memórias, animais estranhos e monstros benevolentes.

  • Texto do orientador /Janaina Tokitaka

    A obra de Manon Bovenkerk opera com sutileza na interseção entre a realidade dada e a de universos fantásticos. A artista trabalha temas aparentemente díspares, como arquitetura modernista, cinema de terror, interiores domésticos e personagens do imaginário infantil, unificando-os e atribuindo-lhes novos significados através de seu traço delicado.

    Em suas narrativas, o que é familiar torna-se subitamente estranho sob um olhar mais atento: monstros humanizados habitam o espaço doméstico, edifícios ganham vida, animais selvagens permeiam o cenário urbano. O fio narrativo conduzindo o espectador é tênue, nunca trivial ou óbvio.

    Manon Bovenkerk faz da ambiguidade sua casa. Em “Ghost Story”, trabalho desenvolvido em sua residência no LAB MIS, o espectador é convidado a percorrer várias pequenas narrativas acompanhando a trajetória de uma curiosa criatura em sua moradia, com a oportunidade de interagir de modo mais ativo em ocasiões oferecidas pela artista.

    A aparente banalidade do espaço proposto, entretanto, esconde uma outra realidade, mais sombria, inusitada e insólita, pronta para ser descoberta por aquele que se dispuser a explorá-la. A recompensa pode vir a ser uma reflexão sobre nossa própria dimensão bestial e o que significa ser um monstro: o eterno “outro”, fadado ao isolamento e à solidão, rebatida na arquitetura modernista e nos ambientes noturnos freqüentemente presentes nas animações da artista.