Residência Artística 2015

Donna Verheijden Holanda

Donna Verheijden
Bio

Donna Verheijden (Arnhem, 1989) é designer gráfica e cinegrafista. Donna graduou-se no Intituto Sandberg. Como produtora de imagem contemporânea, ela entende que é sua responsabilidade analisar e criticar as atuais realidades aparentes ou encenadas. O objetivo principal de sua pesquisa é o estudo das mídias sociais em massa, suas seduções e estruturas sutis de poder.

Biography: Donna Verheijden (Arnhem, 1989) is a graphic designer and video maker. Verheijden graduated from the Sandberg Institute. As a contemporary image maker, Donna sees it as her responsibility to analyze and criticize today’s apparent or staged realities. Her main research focuses on mass and social media, its seductions and underlying power structures.

O projeto

Land of Desire – Happy is the New Black

Donna Verheijden pesquisa o impacto generalizado da cultura comercial, pop e visual sobre o nosso comportamento. São Paulo, onde esteve por dois meses, é a primeira megalópole a proibir publicidade ao ar livre e outdoors, empurrando a cultura visual para o mundo virtual. Os profissionais de marketing criam perfis comportamentais que revelam mais sobre nós do que o nosso próprio DNA, utilizando informações sobre nossos desejos, marcados em nossos aplicativos, mídias sociais e sites. Quanto do nosso desejo é afetado pelo o que as outras pessoas esperam de nós? Land of Desire questiona essa sociedade cada vez mais consumista e a mídia alimentada pelos nossos desejos. Para onde nossos desejos nos levam?

Donna Verheijden researches the pervasive impact of commercial, pop and visual culture on our behaviour. São Paulo, her base for two months, is the first megalopolis to ban outdoor advertising and billboards in the city, pushing dominant visual culture into the virtual realm. Marketers create behavioral profiles that reveal more about us than our DNA does by tracking our desires using metadata retrieved from apps, social media and websites. To what extent is what we long for affected by what others want us to long for? Land of Desire questions today’s increasingly consumerist society and our desire-driven media landscape. Which behavior does desire leads us to?

Processo Work in Progress