Residência Artística 2015

Thiago Hersan Holanda

Bio

Thiago Hersan fez graduação e mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação. Já trabalhou como pesquisador e designer de circuitos integrados. Hoje, trabalha com educação, cultura digital, e outras coisas. Atualmente é pesquisador residente no FACT em Liverpool, onde desenvolveu FACTLab, um espaço de experimentação para projetos de arte e tecnologia.

O projeto

Word Trader Radio

Entre maio e julho, Thiago Hersan participou de uma residência através do programa de intercâmbio cultural entre o LABMIS em São Paulo e o Impakt Festival em Utrecht na Holanda. Durante essa residência Thiago desenvolveu algumas ferramentas para avançar o conceito de "Full Spectrum Citizenship": um termo referente à diferentes formas de ocupação de espaços físicos e virtuais usando tecnologia.
O resultado dessa pesquisa foi um rádio-escultura que contem um sistema automático para gerar e transmitir canções de protesto. O sistema combina canções populares e mensagens de redes sociais para criar textos que usam a estrutura das canções, mas com palavras das mensagens. Essas novas canções são cantadas por um sistema de síntese de voz, e transmitidas usando um transmissor FM de curto alcance.

Processo Work in Progress