Residência Artística 2016

Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani

Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani
Bio

Alessandra Bochio é artista multimídia, pesquisadora e professora. Como artista se dedica a trabalhos colaborativos na realização de performances e instalações audiovisuais. Atualmente é professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.



Felipe Merker Castellani é compositor, artista multimídia, pesquisador e professor. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa.

O projeto

Convergências

Convergências consiste em um ambiente imersivo no qual corpo, imagem e som se inter-relacionam de diferentes formas. O trabalho é composto por um banco de imagens e de sons que são combinados dinamicamente por meio de um programa computacional. As imagens são projetadas no chão do espaço sobre uma camada de pedras brancas de jardim. Ao deslocar-se pelo ambiente, os corpos dos participantes passam a fazer parte das imagens, posicionando-se dentro delas. Tais ações também possuem uma resultante sonora, a qual dialoga com os fragmentos e texturas musicais difundidas no ambiente.

O ponto central desta videoinstalação é a busca por outra temporalidade, diferente desta na qual estamos imersos nos dias atuais e que nos compele a reagir, trabalhar e produzir incessantemente. Esse outro tempo, ou melhor, essa tentativa de construir uma espécie de rallentando busca, sobretudo, apontar para outro espaço possível, um espaço de resistência à aceleração perceptiva que afeta nossos corpos cotidianamente.



Videoinstalação:
projeção de vídeo, pedras brancas de jardim e sistema de som estéreo

Orientadores conceituais:
Christine Greiner
Silvio Ferraz

Orientadores técnicos
Felipe Neves
Luvas Lespier

Processo Work in Progress